terça-feira, 3 de junho de 2014

É brincando que se aprende.

Conteúdo: Sólidos geométricos 

Objetivo: Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos; Identificar e caraterizar os sólidos que estão no entorno.

Material necessário: caixas de papelão, objetos de formas e tamanhos variados (ou conjunto de sólidos geométricos).

Desenvolvimento: Apresentar os sólidos geométricos usando tarjetas com os respectivos nomes. Fazer perguntas pertinentes as características dos sólidos: "Quantos lados cada objeto tem?" "Quais os que rolam?" Dividir os alunos em grupos. Distribuir os objetos e pedir que sejam separados em duas coleções: Os que rolam / Os que não rolam. Explicar que as coleções devem ter características em comum.
Registrar os critérios de separação de cada grupo no quadro. Depois cada grupo escolhe um sólido geométrico, listando as características observadas em cada um deles e relacionando-o a algum objeto que encontramos no dia-a-dia: a bola, que se parece uma esfera; o dado, que parece um cubo...

O trabalho em grupos propicia não somente troca de informações, mas cria situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo, possibilitando aprendizagens significativas.

Nem é preciso dizer que foi um sucesso!







Beijos!


Nenhum comentário: