quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As professoras de 2º ano da E.E.F.Sagrado Coração de Jesus e a Equipe Pedagógica, organizaram para os alunos uma aula de campo em ambiente natural próximo à escola. No percurso, os alunos iam observando a natureza (plantas, pedras, animais, etc), com o objetivo de escreverem pequenos textos para o jornal Primeiras Letras, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, mergulhando-os no mundo letrado."Nas aulas de campo, observamos que os alunos se sentem mais estimulados a aprender e participar das atividades educativas e isso torna o processo ensino-aprendizagem mais rápido e significativo."comemora a diretora Jaqueline Rocha.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Formação Eixo Literatura Infantil e Formação de Leitores

15 de agosto

"Ler um livro para uma criança é um momento especial de grande aproximação entre crianças e crescidos."








"Um livro é capaz de fazer sonhar uma criança."

Nesse encontro trabalhamos a leitura de forma mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos. As histórias possuem cheiros, cores e sabores por isso são uma fábrica de experiências e imaginação.
Segue abaixo a apresentação do projeto “Era uma vez...”, desenvolvido pelo Eixo Literatura Infantil e Formação de Leitores - PAIC/Marco-CE que vem sendo realizado na escolas públicas do município, junto as turmas de 1ª ano do Ensino Fundamental.


PROJETO DIDÁTICO “Era uma vez...”

Apresentação

O Projeto “Era uma vez...”, é um incentivo à leitura, que além de envolver a escola, também leva a leitura para diversos bairros. Conscientizar os alunos da importância de ler, criando neles um hábito divertido e prazeroso, incentivando assim o interesse para outros tipos de leitura, aperfeiçoando neles a escrita e oralidade com atividades desenvolvidas a partir de leituras de livros infantis.
A leitura é de suma importância no processo de formação do cidadão consciente e participativo, pois colabora para que as crianças aprendam a pensar, a questionar, a construir o seu conhecimento. O hábito da leitura deve ser constante na vida do educando, para que ele seja um leitor apaixonado. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador do livro.
Justificativa
O objetivo didático deste projeto é atender necessidades de aprendizagem dos alunos: ler, recontar e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente. E principalmente despertar o interesse dos alunos à leitura e mostrá-los que ler também é uma diversão. Durante o projeto as aulas devem acontecer de forma criativa, procurando transformar aprendizagem em diversão, e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências, por meio do uso de livros.
Objetivos
* Gostar de ler e ouvir histórias.
* Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras, pois podem elaborá-los ou ditá-los.
* Recontar histórias, recuperando a sequência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever.
* Aprender alguns procedimentos de revisão de texto ( reler cada parte escrita, verificando a articulação com o que já foi escrito e planejado o que falta escrever) com a ajuda do professor.
* Planejar e executar tarefas em grupo;
* Valorizar o trabalho em grupo.
Conteúdo
* Literatura Infantil
Anos 1º ano
Tempo estimado: 10 semanas.
Material necessário
Livros infantis de diversos autores
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a conversa com os alunos falando sobre o projeto, para que os alunos conheçam e compartilhem o objetivo do projeto e o produto final: um livro coletivo. Explique que os livros infantis são uma forma interessante de levá-los ao mundo da fantasia e mostrá-los que ler também é uma diversão. Apresente diversos livros e observe como os alunos os manuseiam , o quanto se interessam, o quanto lêem, o quanto comentam sobre o que observam.
2ª etapa
Enfeite uma caixa grande e encha de livros infantis de diversos autores, intitulada “Caixa de Histórias”. Em roda, explique que todos os dias uma criança levará um livro para ser lido em casa, por isso deverão elaborar uma lista de empréstimos com seus nomes em ordem alfabética. Faça a leitura dos cartões com o nome dos alunos e deixe-os aleatoriamente um embaixo do outro. Peça que os pequenos organizem os nomes de acordo com a ordem alfabética para iniciar a elaboração da lista. Oriente a atividade selecionando um nome por vez e relacionando-o com a sequência do alfabeto. É possível perguntar, por exemplo: “Há mais alguém que começa com A, como a Anita?” Se houver nomes que se iniciam do mesmo modo, aproxime um nome do outro e ajude-os a entender que o critério de quem vem primeiro é a próxima letra ou, se forem iguais, a primeira do segundo nome. De posse da lista em ordem alfabética, promova uma leitura dos nomes. Ponha uma cópia da lista afixada na parede para acompanhamento dos pequenos e outra em seu portfólio para seu controle. Todos os dias a lista deve ser consultada e a criança escolherá um livro que levará para casa, junto com a sacolinha e a ficha a ser preenchida com a ajuda dos pais, com o nome do livro, do autor e a opinião da criança, se gostou ou não da leitura.
3ª etapa
No dia seguinte, no momento de leitura, a criança contará as impressões do livro para a turma ( o que gostou do texto, nome do autor, ilustrador, quais os personagens, reconto da história ou trechos mais interessantes, etc.) Depois a criança poderá recontar a história com a ajuda do professor, que deverá registrar em cartaz visível os títulos das histórias escolhidas durante a semana.
4ª etapa
Na sexta-feira, o professor deve sortear ou promover votação para a história mais interessante da semana, esse texto deverá ser bem trabalhado. Apresente o livro: explore a capa, o título, o autor, o ilustrador, etc. você pode contar a história sem ler usando suas próprias palavras. Deixe que a criança participe da história, faça perguntas para que a criança participe e viva bem esse momento. Promova momentos em que as crianças recontarão a história para que se apropriem do enredo e das suas características. Proponha a reescrita da história escolhida pela turma. O professor servirá como escriba para a produção coletiva que deverá ser escrita na lousa. A partir do texto produzido pelos alunos, o professor identificará as dificuldades discursivas e textuais mais freqüentes dos alunos, e depois revisará coletivamente com os alunos para correções adequadas.
5ª etapa
Depois da produção coletiva o professor divide a turma em grupos com respectivas tarefas: 1. Ilustração do texto; 2. Confecção de fantoches de palitos - personagens da história (Ofereça aos alunos condições para que criem o cenário da história, utilizando diversos materiais como galhos secos, papel, retalhos, etc); 3. Apresentação da história através do teatrinho de fantoches. O grupo das ilustrações devem fazer os desenhos que ilustrarão a historia da semana; o grupo dos fantoches devem confeccionar os fantoches com material disponível na escola; o grupo da apresentação irá recontar a história escolhida. (o professor deve providenciar teatrinho de madeira ou papelão)

No final do projeto o professor deve reunir todas as produções coletivas, digita-las com suas respectivas ilustrações para elaboração de um livro coletivo de histórias recontadas. Titulo do livro a critério da turma.

Produto final
Criar textos produzidos coletivamente para compor um livro de histórias que fará parte do acervo do Cantinho da Leitura da sala.
(Todas as etapas devem ser devidamente registradas - Portfólio/fotografias)
Avaliação
Avalie cada aluno com base nos seguintes aspectos: Valoriza a leitura como fonte de prazer? Vivencia o papel de leitor, mesmo antes de ler convencionalmente? Extrai significados analisando uma imagem? Investiga imagem e produz texto apropriado? Faz ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito? Preserva o material coletivo da sala? Interage significativamente nas atividades de leitura?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Theatro José de Alencar
EiXo LeItOr - Marco
Projeto da professora Adélia


Lançamento da Revista PENSE! do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC/SEDUC.
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

sábado, 8 de agosto de 2009

Lançamento da Revista Pense!

"A Secretaria da Educação(Seduc) lança nesta segunda-feira, dia 10, às 17 horas, no Theatro José de Alencar, a Revista Pense! do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic). Com uma abordagem diferenciada, são 48 páginas que mesclam elementos do meio rural e urbano. Dedicada ao professor, fala sobre o dia a dia da escola cearense, as experiências educacionais que estão dando certo, além de artigos, ensaios e espaço para troca de idéias. O lançamento terá a presença da secretária Izolda Cela. A Revista Pense! quer incentivar a prática da leitura entre os professores para que essa cultura seja intensificada junto aos alunos. Pode ser utilizada dentro e fora da sala de aula, estimulando a criatividade e a reflexão, trazendo respostas a dúvidas e situações do cotidiano pedagógico e aprofundando seus conhecimentos culturais. A publicação conta com seções fixas como Entrevista com personalidades da área educacional, que nessa primeira edição traz o professor da Universidade Federal do Ceará(UFC), André Haguette, e ainda a SuperProfa. aberta a ações que contribuem para resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Os conteúdos são organizados em três grandes editorias: cultural, pedagógica e científica. Ao decidir editar a publicação, a Seduc assume o compromisso de falar da educação cearense e seus desafios, respeitando aspectos culturais da região, sem perder de vista as contribuições do mundo em constantes transformações. Além disso, o veículo quer estimular o professor em sua profissão, promover a auto-estima e valorizar a prática docente. Trata-se de uma ação inovadora que chegará aos professores da rede pública de ensino que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), bem como no último ano da Educação Infantil. Ou seja, a todos os profissionais cujos alunos estejam na idade certa para a alfabetização (05 a 07 anos), nos 184 municípios do Estado do Ceará participantes do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic). Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC) Lançado pelo Governo do Estado, em 2007, o programa tem a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade. Desde então, capacitou cerca de 15 mil professores dos 184 municípios cearenses e beneficia mais de 300 mil alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental, entre outras ações. Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos, formação aos profissionais em alfabetização, programa de incentivo à leitura e sistemas que avaliem as séries iniciais do ensino fundamental e propiciem um diagnóstico para que o município possa gerenciar o ensino que oferta à sociedade. O Governo Estadual entende que o domínio da leitura e da escrita é condição prévia para o sucesso do aluno em outras aprendizagens escolares." Jacqueline Cavalcante Fonte:http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=58546