sexta-feira, 20 de junho de 2014

Alfabetizar brincando!

Bingo letra inicial





Objetivos didáticos:

  • Conhecer o nome das letras do alfabeto;
  • Identificar o fonema inicial das palavras;
  • Estabelecer correspondência grafofônica (letra inicial e fonema inicial);
  • Perceber que palavras que possuem uma sequencia de sons tendem a ser escritas com a mesma sequencia de letras.
  • Comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes.
Participantes: Alunos em processo de alfabetização, que ainda não compreendam alguns princípios do sistema alfabético de escrita, tal como o de que há unidades sonoras menores que as sílabas ou mesmo os que embora tenham tal compreensão, precisem consolidar as correspondências grafofônicas. O fato de deparar-se com um conjunto de palavras semelhantes, que se diferenciem por apenas uma letra, pode também ser útil para alunos que ainda não tenham consolidado a ideia de que os segmentos sonoros semelhantes são grafados pelo mesmo conjunto de letras em uma mesma ordem.

Jogo: Bingo letra inicial
Finalidade: Ganha o jogador que completar primeiro a cartela com as letras que formam as palavras representadas pelas figuras.

Componentes: 
- cartelas com figuras e palavras faltando as letras iniciais.
- Fichas com as letras que completam todas as palavras de todas as cartelas.
- Caixa para colocar as fichas de letras.

Como jogar:
- Cada jogador recebe uma cartela.
- Um dos jogadores retira uma letra da caixinha e diz o nome da letra.
- Os jogadores verificam se estão precisando da letra para completar algumas das palavras e, caso algum deles precise, grita o nome da letra.
- O jogador recebe a letra sorteada e a coloca na célula correspondente à palavra.
- Nova letra é sorteada, e o jogo prossegue até que um dos jogadores complete sua cartela.

Dica ao professor:
O "Bingo letra inicial", diferente de outros bingos que só exploram o reconhecimento das letras, oportuniza, também, refletir sobre os sons aos quais as letras correspondem, pois os alunos terão de escolher qual letra vai ser usada para completar palavras que apresentam uma mesma sequência de sons e que se diferenciam apenas no fonema inicial. Essa é uma forma divertida de trabalhar palavras lacunadas sem cansar os alunos.



Pró-letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização e Linguagem. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica -2008.


terça-feira, 3 de junho de 2014

É brincando que se aprende.

Conteúdo: Sólidos geométricos 

Objetivo: Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos; Identificar e caraterizar os sólidos que estão no entorno.

Material necessário: caixas de papelão, objetos de formas e tamanhos variados (ou conjunto de sólidos geométricos).

Desenvolvimento: Apresentar os sólidos geométricos usando tarjetas com os respectivos nomes. Fazer perguntas pertinentes as características dos sólidos: "Quantos lados cada objeto tem?" "Quais os que rolam?" Dividir os alunos em grupos. Distribuir os objetos e pedir que sejam separados em duas coleções: Os que rolam / Os que não rolam. Explicar que as coleções devem ter características em comum.
Registrar os critérios de separação de cada grupo no quadro. Depois cada grupo escolhe um sólido geométrico, listando as características observadas em cada um deles e relacionando-o a algum objeto que encontramos no dia-a-dia: a bola, que se parece uma esfera; o dado, que parece um cubo...

O trabalho em grupos propicia não somente troca de informações, mas cria situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo, possibilitando aprendizagens significativas.

Nem é preciso dizer que foi um sucesso!







Beijos!